Coração inquietoPor que razão tens dificuldade em entender o silêncio de Deus? Andas inquieto com isso?

Talvez as palavras sejam demasiado limitadas para aquilo que Deus te quer dizer. Talvez seja por isso que tudo no universo faça parte da linguagem de amor de Deus. E através daquilo que foi criado, incluindo o tempo e o espaço, Deus não cessa de exprimir o quanto te ama.

Coração inquieto que clama

Sendo Criador, não me admira que o “criado” seja criativo. E quanto mais explicarmos através da ciência o modo como funciona o Universo, a sua complexidade, a sua contingência, podes ser levado a pensar que as explicações se bastam a si mesmas. Não bastam. Mas há quem se torne ateu assim.

 

Inquieto no questionar

Talvez o ateu seja aquele que não descobriu Deus por si mesmo e tem dificuldade que alguém lhe diga o que quer que seja sobre aquilo que não proveio do seu interior racional ou emocional. Por mais argumentos, factos ou experiências, nada o satisfaz. Questiono isso. Questionas também?

Talvez por Deus ser um paradoxo no sentido em que n’Ele tudo “é” e “não-é” ao mesmo tempo, nem todos conseguem lidar com isso. A fé que outrora podia significar para maioria um acreditar sem evidências, revela-se com maior autenticidade como um acto de confiança em Deus.

Não Te vejo. Não Te oiço. Não Te sinto.

Mas vês o pobre. Ouves o desiludido. Sentes com o triste.

Na dúvida, a fé impele-me a procurar.

Muitos ateus pensam que os crentes não duvidam, mas – como crente – se não duvidasse, não acreditaria.

 

Inquieto em duvidar

A dúvida é o primeiro passo para entender e viver a fé.

A dúvida não se dirige à existência de Deus, mas a uma vida sem sentido e significado.

Posso duvidar de Deus, mas o mais certo é duvidar de mim mesmo e daquilo que possa pensar, pois todo o ser humano amadurece ao longo da sua vida. Adquire sabedoria com base na experiência. E mais cedo ou mais tarde, a questão do sentido e significado da vida coloca-se sempre. E eu pergunto-me por que razão isso acontece.

Não será um sinal de um coração inquieto?

Santo Agostinho experimentou tudo e ninguém questiona a sua inteligência. Demorou décadas até perceber que o único lugar que consola um coração inquieto é Deus.

Não importa quanto tempo demoras a perceber isso. O mais importante é não deixares de duvidar do que pensas e sentes para continuar a procurar.


Questão: como tens lidado com este tipo de inquietude no teu coração?