Num video recentemente divulgado, Bill Nye (Science Guy), conhecido educador de ciência Americano, comenta como é complicado assumir um ponto de vista criacionista nos tempos atuais. Partilho da sua opinião. Porém, pergunto-me quantos são aqueles que sabem distinguir “Criacionismo” de “Criação”?
Enfim … a um certo ponto deste video, Nye afirma que os adultos podem acreditar no que quiserem, mantendo-se na ignorância (não sei se partilho desta opinião, pois a procura da Verdade não significa acreditar no que se quer), mas educar crianças na ignorância deve-se evitar. Nesse sentido, Nye realça a importância de uma boa educação científica. Porém pergunto: não será tão, ou mais importante, assegurar uma boa e sã educação teológica (não disse religiosa)? O que significa tal coisa?
Sou convicto que a contorvésia americana associada ao Criacionismo, assim como em qualquer parte do mundo não se resolve apenas com boa ciência, mas antes com boa teologia (não catequese) também. Pois não são dois domínios do saber humano que competem, mas cooperam. Assim, quem sabe se um dia (particularmente em escolas de foro Cristão) não seremos vanguardistas ao ponto de ensinar também teologia nas escolas?
O que acham?