Argumentos usando incoerência através de exemplos sem significado não podem servir para demonstrar a inexistência de Deus. Aquilo que é impossível a Deus como a imperfeição, o erro, o mal, através de nós, e por estar no mais interior de nós mesmos, Deus experimenta-o também. Deus em nós experimenta o imperfeito, errado e mau para o redimir e transformar em algo que caminha para o menos imperfeito, mais correcto e bom. Chamamos a isso conversão. Será que isso implica procurar Deus?

É impossível definir Deus. Pela natureza humana, a nossa visão d’Ele será sempre indefinida. Daí que o desafio do ateísmo não se dirija à crença, mas à teologia.

Procurar Deus

O meu relacionamento com Deus mudou completamente a partir do momento em que descobri a potência por detrás da resposta mais honesta e correcta à questão: quem é Deus?

– “Não sei.”

 

Procurar Deus?

Não saber quem Deus é, e acreditar n’Ele, não é muito diferente de não saber como amar melhor a minha esposa, mas acreditar ser possível. Ou não saber como melhorar a minha personalidade, mas acreditar ser possível.

Não acredito porque não sei, mas porque em mim algo me impele a procurar o que dá sentido e significado a tudo o que existe. Se não procurar amar melhor a minha esposa, como o conseguirei? Se não procurar melhorar a minha personalidade, como o conseguirei? Se não procurar Deus, como o irei encontrar na minha vida?

Acredito procurando aprofundar o relacionamento com Ele e tudo o que isso significa. Encontrar Deus não depende da minha crença, mas da forma como procuro. Curiosamente o que parece negativo aos olhos humanos pode ser o caminho mais seguro para encontrar Quem procuras.

A imperfeição

Em diversas actividades que organizei, tudo estava longe de ser perfeito, mas no fim tudo dava certo e corria melhor do que qualquer expectativa. E não me refiro a questões logísticas, mas ao coração das pessoas que faziam uma experiência para além do conteúdo daquilo que – com alguma humildade – podemos partilhar com elas. Aí experimentei como Deus pode fazer alguma coisa através da minha imperfeição.

O erro

Quantas vezes não fui confrontado com algo que considerava errado, apenas para descobrir que o erro estava no modo como via as coisas. E se não estivesse errado, nunca me teria apercebido da beleza daquilo que significa aproximar-me da verdade.

A fragilidade

Como é possível que pessoas no seu momento de maior fragilidade consigam esboçar um sorriso que te eleva? A presença da fragilidade em Deus é desconcertante. Nasce bebé. Frágil. Morre na Cruz. Frágil. Faz-se pão na Eucaristia. Frágil. Logo, onde esperas encontrá-Lo senão na fragilidade?

A omnipotência de Deus está no Amor. E a fragilidade atrai o amor. O ateu declara intelectualmente a inexistência de Deus, mas será que a procura no sítio certo?


Questão: onde procuras por Deus? E onde o encontraste?