A evolução anula a crença numa criação de origem divina? O «criacionismo científico» constitui uma alternativa razoável à evolução? O livro de John F. Haught responde a estas e outras perguntas de modo fundamentado, sob a forma de um diálogo – ainda e sempre em curso – entre crença religiosa e ciência empírica.

O título diz tudo: um confronto entre a doutrina cristã e a teoria da evolução por um autor que é conhecido por tentar conciliar ambas. O resultado é a conclusão de que as duas perspectivas constituem explicações complementares, e não conflituosas, do mundo em que vivemos. Interessante para os adeptos de ambos os campos, já que revela os argumentos comummente utilizados pelas duas facções.

O AUTOR

John F. Haught é professor de Teologia e ex-presidente do Departamento de Teologia da Universidade de Georgetown. A sua área de especialização é teologia sistemática, com um interesse marcado por ciência, cosmologia, ecologia e conciliação de evolução e teologia. Considerado evolucionista teísta, encara a ciência e a religião como dois níveis de explicação diferentes e não concorrentes entre si