De modo algum! Basta pensar que o percursor da teoria do Big Bang, George Lemaître, era sacerdote Católico belga, assim como tantos outros. Contudo, se substituirmos a palavra cientista por materialista, isto é, todo aquele que concebe a realidade apenas na materialidade, então a resposta seria afirmativa, ou seja, todo o materialista é não-crente uma vez que Deus transcende a materialidade, isto é, está para além dela.
De onde vem, então, a pergunta?
Frequentemente se pensa na seguinte lógica:
1) todo o cientista é materialista;
2) todo o materialista é não-crente;
3) logo, todo o cientista é não-crente.
A razão da proposição 1) vem do facto de todo o edifício científico assentar no mundo físico, isto é, na materialidade, de tal forma que a ciência só se desenvolve através da materialidade. Mesmo se actualmente com a mecânica quântica, teoria da informação, ou até pela teoria matemática, a ciência estuda o abstracto sem (ou independentemente de) qualquer substracto. Porém, a proposição 1) comete a falácia de confundir materialidade com materialismo. Enquanto o primeiro termo é um pressuposto de toda a ciência, o segundo é um pressuposto filosófico de uma determinada visão do mundo que não deve confundir-se com a ciência. Assim, a proposição 1) é particular e não universal e o raciocínio lógico torna-se inconsequente.
Sobre jo
Gènere: Home
Sector: Enginyeria
Ocupació: Investigação em Tecnologia
Ubicació: Lisboa : Lisboa : Portugal
Materialismo ou maternalismo?
creio que é mais a 2ª hipótese
nurture versus culture
Sobre jo
Gènere: Home
Sector: Enginyeria
Ocupació: Investigação em Tecnologia
Ubicació: Lisboa : Lisboa : Portugal
Materialismo ou maternalismo?
creio que é mais a 2ª hipótese
nurture versus culture
não é a questão de ser ou não crente
a ciência deve reconhecer os seus limites e limitações, a atitude do cientista não é transformar-se num messias com mensagens herméticas, conhecer por pouco que seja dos textos expurgados até Niceia
não me leva a conhecer nem as causas dessas correcções, nem da existência de correcções anteriores
negar que a ciência validou textos que contrariam versões
actuais de um livro pressuposto como imutável
e citar passagens de um livro como verdades absolutas
pode ser crente
mas deixa de ser cientista
quando pratica a sua crença
Ava n'tesma,
não percebi o seu comentário.
Cordiais saudações
Caro asmo,
negar que a ciência validou textos que contrariam versões
actuais de um livro pressuposto como imutável
De que livro está a falar? A Bíblia? Se for esse o caso, lê a Bíblia como um livro científico? Bom, recordo, tal como Galileu, que a Bíblia mostra-nos como se vai para o céu, não como vai o céu …
pode ser crente
mas deixa de ser cientista
quando pratica a sua crença
Porquê? Foi isso que aconteceu com Lemâitre? Acho que ele deixou de ser cientista quando sugeriu a teoria que veio a ser chamada de Big Bang quando, certamente, praticava quotidianamente a sua crença? Pois, era padre …
Boa tarde, meus nobres amigos..
Gostaria de parabenizar ao Miguel Oliveira, por seus argumentos..
não creio que Deus esteja fora da ciência.. da forma que compreendo até o momento.. posso perceber que Deus transcende a matéria de fato.. e este fato não deixa de fora que Ele possa ou não também visitar ou influenciar a matéria.. o fato de se poder explicar um fato não tira deste qualquer atributo sagrado. Com relação ao BIG-BANG, tal teoria tenta explicar como foi, não vejo mtos problemas na explicação e não altera em nada a minha fé, na verdade a estimula a pensar como majestoso é o Poderoso Deus.. A Ciência pode não aceitar mtas coisas que a fé tem como verdade.. mas a própria ciência não aceitava mta coisa também que hoje temos como verdades triviais.. na ciência o homem precisa evoluir na sua percepção de modo experimental até se alcansar a verdade, na fé também existe o experimento contudo de forma diferente é oferecido a verdade e o homem busca entendê-la(neste momento não estou generalizando religiões.. estou falando da palavra do Deus vivo).
Assim não creio que cientistas tem que ser ateus em seus trabalhos.. nem creio que Cristãos não aceitem a ciência.. acho que os dois se complementam.. e será inevitável que este estejam cada vez mais parecidos..
Um forte abraço!
@spharionx
Caríssimo 🙂
Obrigado pelo teu pensamento sobre esta matéria.
Abraço forte!